Biblioteca Vimaranense

Repositório bibliográfico de Guimarães.

Uma biblioteca digital dedicada aos autores de Guimarães citados no monumental Dicionário Bibliográfico de Inocêncio Francisco da Silva. De Agostinho Barbosa a Gaspar Estaço, passando por Manuel Tomás e o Lobo da Madragoa. Esta secção organiza-se por verbetes, oferecendo a biografia destes intelectuais dos séculos passados e, sempre que possível, o link directo para a leitura das suas obras online. Um contributo para o resgate do património bibliográfico vimaranense.

Organizada a partir do Dicionário Bibliográfico Português, a obra colossal de Inocêncio Francisco da Silva, continuada por Brito Aranha, esta secção constitui uma biblioteca virtual dos autores vimaranenses clássicos. Aqui, reunimos os verbetes dos escritores, clérigos e juristas nascidos em Guimarães que constam do Dicionário Bibliográfico Português, facilitando o acesso às suas biografias e obras digitalizadas.

Este é um projeto de arqueologia literária. Organizamos alfabeticamente os filhos de Guimarães que produziram obra impressa nos séculos XVI a XIX. Encontram-se aqui nomes sonantes e outros injustamente esquecidos:

Desde os historiadores e cronistas como Gaspar Estaço, Fr. Rafael de Jesus ou Duarte de Sande, aos prolíficos juristas e teólogos da família Barbosa (Agostinho, Manuel, Simão Vaz). Recuperamos a memória de poetas como António Lobo de Carvalho ou Manuel Tomás, e de clérigos eruditos como Fr. Gil de S. Bento ou Domingos de S. José Varela.

Cada entrada corresponde a um autor, com os dados biográficos recolhidos por Inocêncio e seus continuadores, e ligações para as versões digitais dos seus livros (disponíveis em repositórios como a Biblioteca Nacional ou Google Books). É a reconstrução virtual da estante intelectual de Guimarães antiga. Assim fica mais à mão. Com uma promessa: irá crescer, para lá da proveitosa colheita no Dicionário de Inocêncio e Aranha.

Biblioteca Vimaranense:
O legado de Inocêncio
Biblioteca Vimaranense Online

Há alguns anos, era muito reduzida a possibilidade de acesso online a livros, jornais e revistas em regime de acesso livre e gratuito. Nos tempos que correm, a realidade é completamente diferente. A internet tem-se vindo a transformar, rapidamente, na maior biblioteca do Mundo.

Na biblioteca online das Memórias de Araduca está disponível uma compilação de referências de obras de autores vimaranenses ou sobre Guimarães e o Minho, cujos textos integrais estão disponíveis para leitura em regime de acesso livre em repositórios abertos na internet, e onde se encontram verdadeiros tesouros até há pouco inacessíveis e guardados a sete chaves em algumas bibliotecas ou colecções particulares. Este é um projecto em construção, a que irão sendo acrescentadas novas obras, sempre que encontradas.

Note-se que as Memórias de Araduca não são depositárias das obras aqui listadas, apenas indicando aos interessados os caminhos para a sua leitura.

Pesquisa por autores
lista de autores

A Biblioteca Vimaranense nas Memórias de Araduca